O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esteve representado, a convite do Geopark Açores Mundial da UNESCO, no XVI Encontro Regional e XXXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, sob o mote “Memória da Terra: um farol na Educação Ambiental”.
O evento decorreu na Horta, Ilha do Faial, e coorganizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática do Governo dos Açores, pelo Geopark Açores Mundial da UNESCO, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Dias antes do encontro decorreram visitas de campo, no âmbito da celebração do 68º aniversário da erupção do vulcão dos Capelinhos.
A Naturtejo conta que o evento destinou-se a docentes, técnicos de ambiente, empresas, Organizações Não-Governamentais ambientais, autarquias, estudantes e investigadores que tiveram uma excelente oportunidade de partilha de experiências, reflexão e cooperação.
O encontro incluiu palestras, oficinas, comunicações orais e mesas redondas e teve como tema central a geodiversidade, enquanto ponto de partida para a discussão de outros temas como a gestão de recursos naturais, as alterações climáticas, a gestão dos riscos geológicos e a geodiversidade no contexto dos serviços dos ecossistemas.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses foram convidados a participar na Mesa Redonda “O potencial da geodiversidade na educação ambiental em territórios Geoparque Mundial da UNESCO”. O Geopark Naturtejo esteve representado pela coordenadora do Serviço Educativo, Manuela Catana, que apresentou ainda, a comunicação oral “Encontro Jovem: Ação Climática nos Geoparques Portugueses, no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO”.