A Rota Gastronómica de Castelo Branco “250 anos, 250 Sabores” foi apresentada durante a edição de 2025 da BTL, a maior feira de turismo nacional.
Este é um projeto que resultou de uma parceria entre a AHRESP e a Câmara de Castelo Branco, em 2022, para alavancar a retoma da economia e apoiar o negócio das empresas de alojamento e restauração e similares. A apresentação foi feita por Susana Leitão, responsável da Qualidade da AHRESP.
A autarquia conta que a lista, composta agora por 254 sabores, inclui produtos de diversas categorias, como, lacticínios, carnes e enchidos, peixes e moluscos, frutas e legumes, vinhos, licores e vinagres, especiarias, cereais e pães, doces e bolos.
Os principais objetivos da Rota Gastronómica, que estará em vigor no concelho de Castelo Branco de 19 de junho a 6 de julho, são vários, entre eles, atrair turistas e visitantes ao concelho, com foco na procura de produtos e experiências gastronómicas nos estabelecimentos de restauração e bebidas; mostrar que Castelo Branco é uma região que ajuda a preservar as tradições e impulsiona a economia local por meio da produção de alimentos típicos e do turismo gastronómico; promover a gastronomia regional, através da adoção do receituário regional e da utilização preferencial de produtos endógenos; entre outros.
Para aderirem à Rota Gastronómica, os restaurantes terão que cumprir alguns critérios, que são, disponibilizar um Menu Sabor de Perdição Albicastrense, devidamente identificado como tal, constituído, no mínimo, por 1 entrada ou sopa, 1 prato principal e 1 sobremesa; este Menu tem que ser mantido em permanência na ementa do restaurante durante o período de vigência do evento Sabores de Perdição (de 19 a 22 de junho) e nos dois fins-de-semana seguintes, até 6 de julho; os colaboradores de mesa/bar terão de frequentar uma ação de formação, ministrada pela Academia AHRESP, com conteúdos de valorização do produto e storytelling, articulados com a Câmara de Castelo Branco, a realizar no 4º trimestre de 2025.
Os próximos passos incluem a realização de ações de sensibilização junto das empresas; criação da Rede através de formalização da inscrição dos estabelecimentos no site da AHRESP; divulgação da iniciativa e dos restaurantes aderentes em vários meios; e formação às equipas dos restaurantes aderentes.