As candidaturas para a 3ª edição do “Prémio José Guardado Moreira” está abertas até 24 de março. Esta distinção visa reconhecer a excelência académica e a investigação inovadora na área social e que resulta da parceria entre a Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Editorial Cáritas – Cáritas Portuguesa.
As candidaturas são efetuadas online através do preenchimento de um formulário de candidatura e envio da documentação necessária para avaliação, até à data final das candidaturas.
O Politécnio albicastrense conta que para a 3ª edição serão aceites candidaturas de trabalhos defendidos entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, avaliados com base em diversos critérios, sendo eles, Qualidade do Conteúdo (Relevância do conteúdo e impacto na realidade económica e social); Oportunidade e Relevância (Atualidade do tema e contributo da investigação para a área social e para a sociedade) e Incidência a Nível Institucional (Impacto da investigação nas estruturas de ação social).
O Prémio José Guardado Moreira tem como objetivo distinguir o melhor trabalho de mestrado na área social, incluindo Trabalhos de Projeto, Estágios de Natureza Profissional com Relatório Final ou Dissertação, desenvolvidos por alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Além de premiar a excelência académica, pretende também incentivar a inovação e a produção de conhecimento e contribuir para a investigação social, divulgando aom mesmo tempo, trabalhos de elevada qualidade.
A distinção contempla a publicação do trabalho vencedor em formato de livro e a sua apresentação num evento público, cuja data será posteriormente anunciada. Além disso, será atribuído um Diploma de Mérito ao(s) orientador(es) do Trabalho de Mestrado selecionado.