A JSD Distrital de Castelo Branco realizou o seu VII Congresso Distrital que reuniu, no Fundão, jovens de todo o distrito. O órgão máximo da estrutura elegeu Miguel Barroso como presidente da Comissão Política Distrital e Pedro Bento como presidente da Mesa do Congresso.
Na tomada de posse, o novo líder da JSD no distrito apresentou as linhas estratégicas da moção “É para Avançar!”, muito focada na Coesão Territorial. “A Coesão Territorial tem mesmo que ser um compromisso de Regime. O desenvolvimento do nosso país depende da capacidade de integrar e valorizar as diferentes regiões”, afirmou Miguel Barroso.
Certo de que “não é possível criar territórios desenvolvidos e fixar pessoas sem uma economia a crescer e a criar empregos”, Miguel Barroso assegura que a JSD está “determinada” em travar e reverter o ciclo de perda de jovens para o litoral e para o estrangeiro. Desta forma, propõe a criação de um ambiente favorável ao investimento, através da “criação de Clusters Regionais, ligados ao setor agroalimentar, à floresta e à indústria têxtil; programas de reconversão profissional, em parceria com as nossas instituições de ensino superior, orientados para as necessidades locais; e apoios à inovação e à digitalização do comércio, que permitam às empresas da nossa região aceder e competir num mercado global”.
O jovem Social-democrata sublinhou a importância de investimentos em redes rodoviárias e ferroviárias, que permitam ao distrito tirar partido da “geografia estratégia no eixo Lisboa-Madrid”. Na área da saúde e bem-estar, propõe “o reforço das redes de telemedicina e telemonitorização, bem como a implementação privilegiada de projetos piloto Unidade de Saúde Familiar modelo C no Interior”. A Moção de Estratégia Global “É para Avançar!” aponta ainda como eixos estratégicos para a região a agricultura, com o reforço da rede de regadio, a valorização e preservação dos recursos florestais e o Ensino Superior, com o reforço do número de camas para estudantes.
O objetivo é garantir “um futuro onde a nossa região prospere e onde os jovens não precisem de escolher entre o seu futuro e as suas raízes”. Miguel Barroso promete um mandato de proximidade às estruturas e à sociedade civil. O novo Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco anunciou o arranque do roteiro “É Para Avançar!” já este mês de junho.