O 4º Festival Internacional de Tango Argentino da Beira Baixa, organizado pela associação albicastrense Puro Abrazo – Associação para a promoção e difusão sociocultural da cultura e do Tango Argentino – e pelo Município de Castelo Branco foi “um sucesso”.
Quem o diz, é a organização em nota, onde refere que este festival surge do desejo de partilhar, transmitir, mostrar e experimentar essa linguagem maravilhosa que é o tango nas suas diversas formas, e o desejo de dançar.
O festival decorreu em Castelo Branco durante três dias, em vários espaços da cidade, nomeadamente, no Cine-Teatro Avenida, Centro Artístico Albicastrense e Parque Urbano da Cruz do Montalvão. O festival reuniu fãs da modalidade, artistas e professores de referência a nível mundial com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de experiências entre pessoas de vários cantos do mundo.
Nesta edição estiveram presentes mais de 300 participantes de 14 países (Argentina, Portugal, Espanha, França, Uruguai, Itália, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Ucrânia, entre outros) tendo sido Espanha o país com maior representação nos participantes.
O programa do evento contou com mais de 25 horas de Tango, entre aulas e workshops, 4 milongas, 3 exibições de tango por bailarinos profissionais, um espetáculo de Tango no Cine-Teatro Avenida com orquestra e bailarinos, 4 TDjs e uma orquestra de Tango “La Argenta Ensamble” a que assistiram mais de 250 pessoas. O evento contou com aulas e atividades gratuitas para iniciados e uma milonga gratuita aberta ao público.
Do programa destacaram-se a presença dos Argentinos Barbara Ferreyra e Agustin Agnez, campeões mundiais de Tango 2021, Alexandre Bellarosa e Mariana Ávila e Florencia Gil Bilbao e Adrian, entre outros.