A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – revelou o projeto que venceu o concurso para a recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, que é da autoria de André Nave, do Salto Studio.
O nome do vencedor, assim como os restantes, foi conhecido numa sessão de apresentação dos melhores projetos, que contou com a participação de 24 no total.
André Nave disse que o pretendido era manter o valor emocional daquele espaço e valorizar o seu património. Uma das componentes, explicou o arquiteto, era trazer a Beira Baixa até ao local e para tal surgiram os “balcões das aldeias da Beira Baixa”, com o intuito das varandas permitirem uma ligação aberta com o exterior e, de certa forma, prolongar a vista a partir do interior.
André Nave, do Salto Studio, projeto vencedor, acrescentou que o edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca terá uma “nova aparência” e a infraestrutura terá todas as condições de forma a estar adaptadas às conjunturas atuais.
O investimento para a requalificação deste imóvel é de cerca de 4 milhões de euros. O presidente da CIMBB revelou durante a sessão que irão candidatar o projeto ao programa Revive, para que seja possível o seu financiamento. João Lobo acredita que isso seja possível.
O presidente da CIMBB espera que o projeto posso assegurar a memória desta Colónia Balnear da Areia Branca e tornar-se uma mais-valia e um ativo importante tanto para a Beira Baixa como para o Município da Lourinhã. Por esse mesmo motivo, ainda que pudesse ter sido uma hipótese, a decisão passou por não alienar o imóvel, afirmou João Lobo.
Este responsável agradeceu a parceria com o Município da Lourinhã e enalteceu que, durante a Revisão do Plano Diretor Municipal, que tenham acautelado a integração dos interesses do edifício.
A sessão de entrega de prémios do Concurso de elaboração do projeto de recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca contou com a presença do vereador João Serra, da Câmara da Lourinhã, que destacou a importância deste espaço e acredita que a sua requalificação irá dar frutos para todos.
Ricardo Pires Coelho