A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, é palco de mais um Pêndulo, num concerto que reúne Violent Dancers e Coletivo 127, esta 6ªfeira, 23 de maio, às 21h30.
Este é um ciclo dedicado à fusão musical, que junta dois projetos de génese albicastrense numa residência artística. Esta iniciativa, que promove a experimentação e a partilha de experiências, culmina com um concerto final onde o público vai poder assistir à estreia de composições originais criadas durante a residência.
Ao longo do projeto, os músicos exploram diferentes estilos, linguagens e técnicas, resultando numa fusão musical única. Pêndulo procura catalisar um movimento artístico local, destacando a criação e a colaboração como pilares fundamentais para a renovação cultural e o enriquecimento da cena musical de Castelo Branco.
Neste concerto, os protagonistas são Violent Dancers, um quinteto das Beiras que se equilibra entre o hardcore e o metal com uma energia visceral. A sua música é uma expressão crua e autêntica das suas raízes e influências, marcada por atuações intensas e sem concessões. Composto por David Almeida (guitarra), Bernardo Antunes (guitarra), André Vaz (baixo), Emanuel Nunes (voz) e Pedro Pereira (bateria), o grupo afirma-se com uma presença sonora explosiva e inconfundível.
Já Coletivo 127, nascido da Sala 1.2.7, em 2024, e formado por alunos da Licenciatura em Música Eletrónica e Produção Musical da Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, representa o pulsar da nova cultura urbana do interior. Com um foco na música eletrónica e nas artes visuais, este coletivo tem vindo a dinamizar o panorama cultural de Castelo Branco, expandindo gradualmente a sua influência através de colaborações com associações de todo o país. Composto por Tomás Carepo, Rodrigo Feijó e Rafael Arsénio (som), e Ricardo Palma (visuais), o Coletivo 127 é hoje um símbolo da celebração e da partilha criativa da música eletrónica do interior.
Assim, Pêndulo será uma oportunidade para o público presenciar a união de dois universos musicais distintos, fruto da experimentação e colaboração que marcaram a residência artística.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.