O Penamacor Vila Madeiro já arrancou e a festa vai prolongar-se até ao dia de Natal, 25 de dezembro, em Penamacor.
Este ano, o certame conta com mais de 60 expositores e da exposição “Altos-relevos e escultura na obra de Bertino Cordeiro”, que está patente no Museu Municipal de Penamacor até 27 de fevereiro.
A autarquia conta que durante a cerimónia de abertura, o presidente da Câmara de Penamacor mostrou-se extremamente satisfeito pelo arranque de mais uma edição do evento. José Miguel Oliveira afirmou que “estou extremamente satisfeito pelo arranque de mais uma edição do Vila Madeiro, que celebra um Madeiro que é nosso há tantos anos, mas que, com o ultimo executivo, cresceu e ganhou a fama de ser o Maior de Portugal. É uma marca que nos define e nos orgulha”- O autarca garantiu, ainda, que quem visitar Penamacor, até 25 de dezembro, irá não só levar na memória a tradição do Madeiro, mas também “o calor de um povo que tão bem sabe receber”. A terminar, José Miguel Oliveira agradeceu a todas as entidades, associações e populares que ajudam, todos os anos, na realização da festa e expressou os desejos de um “santo e feliz Natal e um excelente 2026”.
No primeiro fim-de-semana do Penamacor Vila Madeiro, a programação apresentou um vasto conjunto de propostas, para todas as idades e para toda a família. Assim, destacou-se a tradicional concentração do Madeiro, no recinto de Nossa Senhora do Incenso; o espetáculo dos 4 Mens; o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição, entre muitos outros.
Todos os dias, o evento conta com mercado de Natal, com um mercadinho do livro, com o espaço infantil “Casinha do Pai Natal”, com jogos e pinturas faciais e com animação musical e itinerante.