A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através do projeto CLDS 5G Castelo Branco, promoveu no Mercado Municipal de Castelo Branco, a VII Feira + Social – Feira de Economia Social da Região de Castelo Branco, consolidando este encontro como uma referência na promoção do associativismo e da economia social na região.
A organização revela que, durante três dias, o evento atraiu mais de 1.000 visitantes e contou com a participação de 34 associações e instituições na Mostra Social. Além disso, o programa integrou seminários, mesas redondas, debates, Inspirational Talks e a 4ª edição das Conversas de Impacto, reunindo mais de 30 oradores de diferentes setores. O tema central, “O Impacto do Associativismo”, foi trabalhado através de painéis de reflexão, partilha de experiências e apresentação de soluções inovadoras para o futuro das organizações sociais.
A Feira destacou-se também pela diversidade de atividades abertas ao público, dinamizadas pelas entidades participantes. O programa incluiu desde jogos intergeracionais, oficinas de reciclagem, percursos com vendas e escritas em Braile, práticas desportivas (walking football, minigolfe, voleibol), pinturas henna, dança e música. Em simultâneo, no espaço exterior, decorreu a iniciativa “Maratona Solidária – Pedalar Energia”, promovida pela Incubadora Social IN em parceria com a Fundação EDP.
A animação cultural esteve presente ao longo dos três dias, com atuações da Associação Puro Abrazo, do músico Miguel Carvalhinho com a sua Viola Beiroa, dos Beat Movers com Mr. Aizy, das Raízes de Lentiscais e do Grupo de Concertinas e Cavaquinhos da ARCA – Alcains, entre outros.
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento refere que a VII Feira + Social reforçou o seu papel enquanto espaço de debate, formação, convívio e dinamização cultural, criando pontes entre instituições, dirigentes e comunidade.