A ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco adquiriu 13 viaturas elétricas, para alocar aos Centros de Saúde de Castelo Branco (São Tiago e São Miguel), Alcains, Penamacor, Idanha-A-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-A-Nova, Sertã e Oleiros.
Também adquiriu mais uma viatura, perfazendo assim 14 no total, destinada à Equipa Comunitária de Saúde Mental que foi criada no ano passado.
Em nota é explicado que estas viaturas destinam-se para dar o apoio à prestação de cuidados no domicílio nos Centros de Saúde da área geográfica da ULS de Castelo Branco e para o apoio domiciliário no que respeita à Equipa Comunitária de Saúde Mental.
Esta aquisição enquadra-se na concretização de mais um dos vários projetos do PRR que a ULS de Castelo Branco se candidatou e apresenta um investimento de 516.600€.
A instituição de saúde diz que estas viaturas vão permitir a deslocação dos profissionais de saúde para assegurar cuidados nos domicílios aos seus utentes, sejam domicílios preventivos ou curativos, assim como vai contribuir para aumentar a prestação de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio, reduzindo também as assimetrias que existem neste tipo de resposta a nível regional e local.
Este investimento visa alargar os Cuidados de Saúde Primários e reforçar o seu papel central na resposta às necessidades da população em matéria de saúde, no âmbito da arquitetura global do SNS. Neste sentido, este investimento irá potenciar as respostas de proximidade em todos os concelhos da área geográfica da ULS de Castelo Branco, com enfoque no domicílio e na comunidade, intervindo nas populações de maior risco e fomentando a desinstitucionalização e os cuidados ambulatórios, dotando todos os centros de saúde com os veículos elétricos necessários para apoio à prestação de cuidados no domicílio.
O presidente do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, revela que no presente momento está a decorrer o processo de aquisição ainda de mais 5 viaturas elétricas, destinadas para as quatro Unidades de Cuidados na Comunidade, criadas recentemente, e para a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos. José Nunes acrescenta ainda que as Unidades de Saúde Familiar, que prestam atividades na comunidade, não vão ficar de fora, pelo que também irão receber uma viatura elétrica.
O Conselho de Administração considera este investimento um passo significativo para o reforço da prestação de cuidados de proximidade, manifestando assim a sua enorme satisfação pelo cumprimento de mais um dos vários objetivos estratégicos do seu mandato.