A Tramédia tem levado a cabo “Ver com olhos de ouvir”, numa parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, que consiste em realizar visitas dramatizadas aos alunos escolas da cidade nos diversos museus albicastrenses.
O principal objetivo deste projeto é a dinamização de toda a riqueza cultural da cidade de uma forma mais atrativa, tornando-a consequentemente mais apelativa para as crianças.
Assim, a Tramédia conta que a primeira sessão decorreu no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, com o 1º Ciclo da Escola Básica da Mina. A coordenadora da Escola Básica da Mina realçou que “a atividade proporcionou, aos alunos da Escola da Mina, uma descoberta divertida, interativa e inesquecível sobre o Bordado de Castelo Branco”. Através desta visita encenada, Maria Elisabete Campos, considerou que “as crianças usufruíram de uma experiência imersiva, aprendendo sobre o processo do linho, a criação do bicho-da-seda, a técnica do bordado e a respetiva simbologia. Dar a conhecer o bordado de Castelo Branco, ex-libris da cidade e do concelho, com recurso à dramatização foi, sem dúvida, a melhor forma de valorizar o bordado de Castelo Branco junto do público infantil”.
Nesse sentido, a Tramédia considera que a atividade foi um “verdadeiro sucesso” e que irá continuar a trabalhar para efetivar esta dinâmica com mais escolas e museus da cidade.