Com o objetivo de encontrar novas soluções para a robótica industrial, o estudante Rodrigo Bernardo desenvolveu uma investigação de doutoramento em Engenharia Mecânica, numa parceria entre o IST – Instituto Superior Técnico – da Universidade de Lisboa e o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os trabalhos de investigação decorreram desde 2020 no laboratório de robótica do IPCB e foram orientados pelos docentes Paulo Gonçalves, do IPCB, e João Sousa, do IST.
Os resultados da investigação foram reunidos na tese intitulada “Knowledge representation for improving the control and navigation of mobile robot manipulators in internal logistics” e foram apresentados, com sucesso, no IST.
O IPCB refere que no trabalho foram desenvolvidos vários métodos para representar o conhecimento necessário para o controlo e navegação de robôs móveis com braços mecânicos em tarefas de logística interna em unidades industriais. Foram também estudadas técnicas baseadas em modelos de otimização para o planeamento de tarefas de robôs, com o intuito de melhorar o estado da arte, na área.
Partes do trabalho da tese foram publicadas em várias revistas do primeiro quartil e com fator de impacto muito elevado, tais como: Journal of Manufacturing Systems, Robotics and Autonomous Systems, Computers & Industrial Engineering. Os métodos desenvolvidos foram validados após experiências realizadas nos robôs existentes no laboratório de robótica do IPCB.
O estudante, natural de Proença-a-Nova e antigo aluno do IPCB da licenciatura em Engenharia Industrial, concluiu o mestrado em Automação Industrial na Universidade de Aveiro, antes de obter uma bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, sendo o IPCB a entidade de acolhimento onde realizou os trabalhos de investigação sob a orientação do docente Paulo Gonçalves.