Terceira Pessoa em “Estado Ativo”

Terceira Pessoa em “Estado Ativo”

A Terceira Pessoa Associação, com o apoio da Direção Geral das Artes, através do Programa de Apoio em Parceria – “Arte pela Democracia”, promove “Estado Ativo”.

Inserido nas comemorações do 50º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, este é um projeto interdisciplinar que reúne artistas, ensaístas, académicos e entidades da sociedade civil para a cocriação de objetos artísticos participativos com a comunidade, que ampliem a reflexão de desafios estruturantes da Democracia, nas vertentes do desenvolvimento humano, social, cultural e económico.

Esta iniciativa já teve início e irá terminar em junho de 2024, com uma intervenção eco-artística na aldeia de Azinheira, Castelo Branco.

A associação albicastrense explica que o projeto vai desenvolver-se em torno de três ações de continuidade distintas, Pensar – espaço de diálogo com pessoas que pensem de forma alternativa as áreas da Economia, Justiça, Ambiente, Sociedade, Educação e Urbanismo, contando com 6 palestras públicas (uma por área) com o mote “Uma Revolução na Economia/Justiça/Ambiente/Etc.”; Criar – espaço de criação onde o grupo de participantes trabalha de forma próxima e regular com a equipa de direção artística do projeto e também a partir de propostas lançadas por artistas de diferentes disciplinas (Música, Performance, Instalação, Cinema, Poesia e Artivismo) e 6 artistas serão convidados para partilharem a sua obra, bem como os seus processos criativos; Agir – espaço de mostra pública onde os participantes e os artistas convidados apresentam os diversos objetos artísticos criados ao longo do projeto numa intervenção no espaço público na aldeia de Azinheira.

Na noite de 24 para 25 de abril de 2024, data simbólica, será feita uma ação pública onde se fará um planeamento detalhado da intervenção artística-social sustentável a ter lugar na aldeia de Azinheira, com o propósito – ficcionado – de instalar uma nova democracia. Estas ações são o resultado dos estímulos deixados pelos palestrantes e artistas convidados, bem como de todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto.

Até ao final de 2023 serão trabalhados os temas “Economia” e “Justiça”, entre palestras, residências artísticas e mostras públicas. Todas as 5ªfeiras das 18h às 20h, exceto dia 24 de novembro* (6ªfeira) na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.

Com a coordenação do filósofo André Barata, todo o processo será acompanhado por um grupo de pensadores, professores e ensaístas que irão provocar e fortalecer o pensamento crítico e ativo de todos os envolvidos. São eles, Juíza Conselheira Leonor Furtado, Júlio Ricardo (RedPES), Pedro Barreiro, Salomé Lamas, Alcides A. Monteiro, Anabela Dinis, Ana L. Santos, André Barata, Andreia Garcia, Ana Bártolo, Isabel Silva, Luís Madeira.

“Estado Ativo “é dirigido a todos os interessados com idade superior a 12 anos. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas.