O Festival Sopro do Acordeão – Festival de Foles está de regresso à Mata, no concelho de Castelo Branco este fim-de-semana, 1 e 2 de abril.
Além dos sons e ventos do instrumento que dá nome ao certame, haverá um conjunto de iniciativas em torno do acordeão.
Estão agendados concerto de Francisco Martins, Rouge, Danças Ocultas, Rui Alves e das 7 Saias. Mas também o desporto vai ter presença com um Passeio TT (Castelo Branco – Mata, às 14h, de sábado) e um Passeio Pedestre Encenado (pelo Váatão, às 9h, de domingo). Além de outras iniciativas, durante os dois dias estará patente uma exposição de acordeões.
Um festival baseado na música, que vai buscar ao passado um marco da Mata, realçou António Antunes, presidente da União de Freguesia de Escalos de Baixo e Mata, durante a conferência de imprensa.
Uma novidade na edição deste ano do Festival Sopro do Acordeão é que o cartaz encontra-se também em inglês. António Antunes, presidente da União de Freguesia de Escalos de Baixo e Mata, explicou que esta opção deve-se à presença de várias comunidades estrangeiras na localidade, revelando ainda a possibilidade de, nas próximas edições estar disponível em outros idiomas.
Um certame que, tal como outros, vai ao encontro da dinamização das freguesias do concelho, disse Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, sobre o Festival Sopro do Acordeão – Festival de Foles, que vai decorrer na Mata, no fim-de-semana, 1 e 2 de abril.