A Sociedade do Museu Francisco Tavares Proença Júnior promove para este sábado, 13 de maio, às 16h, uma conferência sobre “O Sudário de Turim fonte de extraordinária informação científica.
A sessão vai ser proferida por Victor Lobo, professor catedrático da Universidade de Coimbra e Membro da Academia das Ciências de Lisboa, e vai decorrer no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.
Sobre esta conferência, a organização conta que na Catedral de Turim, Itália, está um pano que a tradição diz ter envolvido o corpo de Jesus de Nazaré após a sua crucificação. Tem sido feito um grande trabalho científico para determinar a sua autenticidade, usando os mais avançados e complexos métodos de investigação. Nesse sentido, Vítor Lobo irá conversar sobre os fundamentos e capacidades científicas destes sofisticados métodos de análise química que garantem que o Sudário não pode ser uma fraude, bem como sobre a informação científica que se tem tirado dessas análises baseadas na física, na química, na mineralogia, na botânica, na anatomia, etc.