Serra das Talhadas recebeu a elite do Enduro Nacional no apuramento dos campeões nacionais

Serra das Talhadas recebeu a elite do Enduro Nacional no apuramento dos campeões nacionais

A Serra das Talhadas, em Proença-a-Nova, foi palco do Campeonato Nacional de Enduro BTT, onde se consagraram os novos campeões nacionais da modalidade. Ao longo de seis exigentes pistas, cerca de 180 atletas disputaram as cobiçadas camisolas com as cores da bandeira nacional, num evento que reforçou o estatuto do concelho como referência no panorama desportivo nacional.

O município de Proença-a-Nova, em parceria com a Associação de Ciclismo da Beira Interior, voltou a apostar na manutenção e criação de novos trilhos, promovendo pela 2ª vez uma prova nacional de Enduro BTT. Esta aposta estratégica não só atraiu os melhores pilotos do país, como também dinamizou o turismo ativo e sustentável na região.

A Associação de Ciclismo conta que, na elite masculina, José Borges dominou praticamente todas as especiais. No setor feminino, Ana Leite voltou a demonstrar a sua superioridade e revalidou o título com autoridade. Nas categorias mais jovens, Matias Camacho (Caniço Riders-Invermaque) venceu entre os sub-23 e Francisco Ferreira (Caniço Riders-Invermaque) impôs-se entre os cadetes (SUB-17). Henrique Silva (Vasconha BTT Vouzela) e Mariana Mariano (BTTGardunha/Fundão) foram os mais rápidos em SUB-15, enquanto Simão Sousa venceu nos SUB-13. Entre os veteranos, os títulos nacionais foram atribuídos a Tiago Duarte (Bicisintra/GásMucifal) em Master 30, Pedro Ferreira (AD Galomar/E-BIKE Madeira) em Master 35, Daniel Pombo (Wildboys/Tomar Cidade Templária) em Master 40, Nuno Lopes (ADAR/Ofimoto) em Master 45, Leonardo Dias (BTT Enduro Terras de Bouro) em Master 50 e António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) em Master 55.

Nas bicicletas com assistência elétrica, Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) sagrou-se campeão nacional da E-Elite. No setor feminino da E-Elite, Margarida Bandeira (Wildboys/Tomar Cidade Templária) conquistou o título.

Nas categorias E-Master, os vencedores foram Francisco Sousa (Wildboys/Tomar Cidade Templária) em E-M30, Paulo Baptista (AD Galomar/E-BIKE Madeira) em E-M35, Hugo Ramos (Bicisintra/GásMucifal) em E-M40, Hugo Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira) em E-M45, Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) em E-M50, Paulo Miranda em E-M55, Abel Oliveira (BTT Enduro Terras de Bouro) em E-M60, e Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro) em E-Master Feminina.

A proximidade geográfica com Espanha contribuiu ainda para a participação de cerca de uma dezena de atletas espanhóis, que, embora fora da disputa pelos títulos nacionais, “enriqueceram a competição com o seu nível técnico e espírito desportivo”, refere a Associação de Ciclismo da Beira Interior.