O SEMPRE – Movimento Independente e o PSD estiveram reunidos com vista a analisar a situação política atual albicastrense. Este encontro surge a pretexto das preocupações que ambas as forças políticas manifestaram sobre “a atual estagnação existente no concelho”.
Em comunicado conjunto, as duas forças políticas referem que constataram que o atual executivo socialista “tem evidenciado total incapacidade de concretização, assistindo-se à deterioração das diferentes respostas municipais, com total ausência de um plano de ação assente numa estratégia clara e que tem levado à perda de importância de Castelo Branco no contexto regional”.
Nesse sentido, concluem que o PS, nas últimas eleições autárquicas, em 2021, “prometeu tudo a todos, apenas para ganhar as eleições”.
SEMPRE e PSD consideram que o executivo do PS, ao fim do terceiro ano do mandato, se resume a “vamos fazer”, em vez de “concretizámos”, e que assenta numa propaganda constante, onde as promessas não são cumpridas ou projetos anunciados que tardam em ser uma realidade.
Por isso, afirmam que Castelo Branco tem perdido competitividade territorial e que “está a regredir”.
Por esse motivo, e no sentido de reverter esta situação, o SEMPRE e o PSD decidiram iniciar um diálogo com o objetivo de “construir uma alternativa forte, assente numa visão de futuro, com ambição e suficientemente mobilizadora que integre outras forças políticas e personalidades da sociedade civil”.
Nesta reunião, as duas forças políticas acrescentam que “ficou claro a apresentação de um novo rumo estratégico, que terá de assentar numa mudança pela positiva, que envolva e entusiasme as pessoas e as empresas e que possa romper com a cristalização e marasmo existente atualmente no Concelho, devolvendo a Castelo Branco a centralidade e atratividade merecidas”.