Seminário ESCXEL debateu boas práticas no acolhimento de alunos imigrantes

Seminário ESCXEL debateu boas práticas no acolhimento de alunos imigrantes

A ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, em colaboração com o Município de Castelo Branco, organizou o 42º Seminário ESCXEL, subordinado ao tema “Boas Práticas no Acolhimento de Alunos Imigrantes: o Projeto TurAc em ação”, que teve lugar no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

O evento reuniu investigadores, professores, dirigentes, autarcas e entidades locais. A Câmara albicastrense explica que se tratou de um espaço de debate sobre a integração de alunos imigrantes no sistema escolar, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para uma adaptação mais eficaz e inclusiva ao contexto educacional português, com foco nos resultados do Projeto TurAc, a sua aplicação em diferentes concelhos e os desafios futuros.

O projeto visa facilitar o processo de integração e, ao mesmo tempo, pretende dar resposta aos desafios atuais das escolas, com enfoque na falta de professores e na integração tecnológica, abordando a aprendizagem académica, bem como o desenvolvimento social e cultural, fundamental para uma educação plena e integrada.

Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, “a escola é uma etapa decisiva e representa um papel essencial na integração dos imigrantes”. Leopoldo Rodrigues disse que “a escola deve ser um local de acolhimento e de inclusão, onde não só se ensina a língua portuguesa, mas também a cultura, o património e os hábitos do país”, possibilitando ainda a criação de laços de amizade e partilha, numa “oportunidade de aprendizagens para todos”.

Durante o Seminário, foram apresentados exemplos práticos e abordagens pedagógicas de sucesso que têm contribuído para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. Além disso, discutiu-se a importância da colaboração entre escolas, famílias e comunidade para criar redes de apoio que garantam uma transição mais tranquila para os alunos imigrantes.

A troca de boas práticas e a partilha de experiências entre os participantes foram fundamentais para o enriquecimento do debate e para a construção de soluções inovadoras e eficazes no acolhimento e integração de alunos imigrantes, frisa a autarquia albicastrense.

A realização desta iniciativa reflete o compromisso do Município de Castelo Branco e da Rede ESCXEL com a promoção de uma educação de qualidade, equitativa e diversa.