A Semana da Alimentação 2024 decorreu em Idanha-a-Nova, com “grande êxito”, consolidando-se como um evento de celebração da tradição e sustentabilidade alimentar.
Quem o diz é a autarquia local em nota, onde refere que com o tema “Bio & Local? É Lógico!”, a programação destacou a importância de uma alimentação sustentável, baseada em produtos locais e na preservação do património gastronómico da região.
O evento contou com diversas atividades, que envolveu a comunidade escolar. Destaque para o próprio dia do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), que se realizou um almoço especial na Bio Cantina, que mostrou o impacto positivo duma alimentação consciente e equilibrada.
A Semana da Alimentação, diz a autarquia de Idanha-a-Nova, deu visibilidade a tradições culturais como o “Bodo de Monfortinho”, com a publicação de um e-book e envolveu o público em momentos de reflexão, com filmes e documentários sobre práticas alimentares tradicionais disponíveis no Centro Documental Raiano.
Esta iniciativa demonstrou que a valorização do que é “Bio & Local” pode ser “um caminho lógico e vital para o futuro da alimentação e da preservação cultural”. O evento encerrou com a sensação de missão cumprida.