Rita Vilhena estreia performance que transforma memórias do público em dança

14 fev Rita Vilhena estreia performance que transforma memórias do público em dança

“C-O-M: Composição – o Outro – Memória” é o novo projeto da coreógrafa e intérprete Rita Vilhena que é apresentado este sábado, 14 de fevereiro, às 21h, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.

O espetáculo propõe um dispositivo performativo onde as histórias, memórias e emoções do público se transformam em matéria coreográfica, criando um ritual íntimo de partilha e incorporação.

Concebida como continuidade da peça “Raio de Ti / Multirising the Other in I” (2023), centrada no autobiográfico, C-O-M aprofunda a investigação de Rita Vilhena sobre a possibilidade de encarnar as narrativas dos outros. Em cena, a bailarina-performer estabelece uma relação direta com os espectadores, convidando-os a partilhar experiências sensoriais e emocionais que são posteriormente vividas e expressas através do seu corpo. A fronteira entre performer e público torna-se fluida, transformando a performance num espaço de escuta, presença e transformação.

A experiência é reforçada por uma sonoplastia original, videoprojeção e dispositivos tecnológicos interativos, que constroem ambientes imersivos e acentuam o carácter ritualístico da obra. “C-O-M: Composição – o Outro – Memória” afirma-se como uma proposta artística onde o corpo funciona como canal, recetáculo e lugar de encontro entre histórias individuais e criação coletiva.

O projeto conta com a colaboração de Vanessa Garcia, Elisa Pône, João Cabral, Henrique Vieira, Bee Barros e Gabi Claveria.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.