Reforçar a investigação e a inovação na Propagação de Plantas Aromáticas e Medicinais

Reforçar a investigação e a inovação na Propagação de Plantas Aromáticas e Medicinais

O Workshop de Tecnologias de Propagação de Plantas Aromáticas e Medicinais – Técnicas convencionais de propagação, com a prática de propagação seminal e vegetativa decorreu nas instalações do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, em Castelo Branco, no âmbito das Ações de Sensibilização Informação e Demonstração do projeto PAM4WELLNESS.

A ação foi dinamizada por Fernanda Delgado, docente da Escola Superior Agrária, em colaboração com a bolseira do projeto Diana Neto e contou com a participação de produtores, viveiristas, empresários e estudantes.

Diz o Politécnico de Castelo Branco que, agregando um outro projeto em execução pelo mesmo grupo de trabalho, associou-se o projeto “PLANTS4AGEING: Potencial das Plantas Aromáticas e Medicinais no Envelhecimento Cardiovascular” e desenvolveram-se aspetos de sistemas de propagação in vitro.

Uma outra ação foi dinamizada, por Teresa Coelho, também docente da Escola Superior Agrária, e pela técnica Joana Domingues. Após uma sessão de conceitos teóricos e de apresentação do trabalho desenvolvido pela empresa de micropropagacão Quality Plant e por Mónica Zuzarte, seguiram-se atividades práticas nos laboratórios do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

O Politécnico de Castelo Branco refere ainda que as atividades permitiram a todos aprender ou aperfeiçoar técnicas para que os produtores reforcem as suas competências e melhorem a fileira do setor.