Reestruturação dos cuidados de saúde primários pretende dar melhor resposta aos utentes

Reestruturação dos cuidados de saúde primários pretende dar melhor resposta aos utentes

A ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco procedeu a uma reestruturação da rede de cuidados de saúde primários do concelho de Castelo Branco, sentida desde o início desta semana (25 de setembro).

Entre as mudanças está a extinção da UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados – de S. Miguel e de S. Tiago, dando lugar a uma única e nova UCSP Castelo Branco, com sede no rés-do-chão do Centro Saúde S. Miguel.

Desta forma foram criadas USF – Unidades de Saúde Familiar -, sendo elas a AMATUS (Centro de Saúde S. Tiago); Beira Saúde (1º andar do Centro de Saúde de S. Miguel) e Receber e Cuidar (Quinta das Violetas).

Com esta reformulação, entrou também em atividade uma unidade para atendimento a utentes sem Médico de Família/Equipa de Saúde Familiar, localizada no Centro de Saúde de S. Tiago.

Todas estas alterações foram apresentadas em conferência de imprensa, pela ULS de Castelo Branco, onde Júlio Ramos, diretor clínico dos cuidados de saúde primários, explicou que esta reorganização tem como objetivo a melhoria contínua do utente.

Júlio Ramos, diretor clínico dos cuidados de saúde primários, esclareceu que além da melhoria da qualidade dos serviços, estas alterações pretendem também melhorar a qualidade organizativa.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da ULS de Castelo Branco, classificou este momento de reestruturação como “um dia muito importante” e um projeto “extremamente importante”.

José Neves sublinhou o objetivo, onde o “foco é o doente”, apesar das dificuldades em encontrar médicos para trabalhar na ULS de Castelo Branco.

José Neves, presidente do conselho de administração da ULS de Castelo Branco, durante a conferência de imprensa da reorganização dos centros de saúde de Castelo Branco.

Presente esteve também Fátima Fonseca, do Serviço Nacional de Saúde, onde manifestou o seu contentamento com estas alterações, a pensar no bem-estar do utente.

Ricardo Pires Coelho