Promover hábitos de vida saudável entre as crianças proencenses é o mote do projeto “salta.acorda”, que visitou a Escola de 1º ciclo de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa para distribuir cordas pelos alunos.
O projeto, incluído no Programa Local de Saúde Escolar de Proença-a-Nova e organizado pelo Centro de Saúde em parceria com o Município e a Associação de Pais e Encarregados de Educação deste concelho, surge assim da necessidade encontrada em promover o desenvolvimento infantil equilibrado, tanto físico como psicológico, através de práticas lúdicas de combate ao sedentarismo, assim como, combater a obesidade tendo em conta o facto de esta ser a maior causadora de doenças crónicas.
De acordo com a Câmara de Proença-a-Nova, a proposta patente neste projeto assenta na ideia de que as brincadeiras mais tradicionais poderão permitir às crianças aumentar os níveis de atividade física durante o tempo de recreio, que geralmente se prolonga por períodos de 15/20 minutos. O saltar à corda surge como um dos exercícios aeróbicos mais equilibrados, por ser acessível a todos, numa perfeita relação de custo-benefício para educadores/familiares e crianças.
As crianças do 1º ciclo do concelho foram ainda incentivadas a usar as lancheiras oferecidas pelo Município no Dia da Criança em 2023, no sentido da promoção de uma alimentação saudável nas escolas. A oferta de lancheiras, da responsabilidade do Município, foi integrada no âmbito do projeto “Raiz Forte Planta Saudável”, que tem como grande objetivo a prevenção e diminuição da obesidade infantil. Ambos os projetos encontram-se ainda em desenvolvimento, estando previstas mais iniciativas a envolver as Escolas do concelho de Proença-a-Nova.