O Município de Proença-a-Nova assinalou o Dia Internacional da Floresta (21 de março) com a realização de atividades em diversos pontos do concelho, como o Centro Ciência Viva da Floresta e o Viveiro Municipal.
O Viveiro Municipal esteve de portas abertas para acolher a iniciativa municipal “Troque Resíduos por Plantas”. Os participantes puderam trocar resíduos que tivessem em casa por plantas. Por cada 25 pilhas, cinco equipamentos eletrónicos de pequena dimensão (telemóvel, pequenas baterias, carregadores, fones, etc.), três eletrodomésticos (batedeiras, ferros de engomar, torradeiras) ou 25 cápsulas de café, foi entregue uma planta à escolha, até um máximo de três plantas por pessoa. As variedades disponíveis para troca foram alecrim, alfazema e medronheiro, diz a autarquia proencense.
O Centro Ciência Viva da Floresta promoveu um Café de Ciência sobre “Gestão do Esteval e a Valorização dos Seus Produtos”, por David Franco Frazão, do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.
Já a Associação Motociclista Movimento Centro visitou este espaço e procedeu à plantação de um medronheiro, assinalando assim o Dia da Floresta e a chegada da Primavera.
Para esta semana, estão ainda programadas visitas de turmas do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova às instalações do Centro Ciência Viva da Floresta.