Proença-a-a-Nova promove o envelhecimento criativo junto das associações locais

Proença-a-a-Nova promove o envelhecimento criativo junto das associações locais

De 25 a 27 de setembro, Proença-a-Nova irá receber o Projeto Art ID Associações de Proença-a-Nova, promovido pelo Centro Artístico Casa ao Lado, com o apoio do Município. Este projeto pretende enaltecer os usos, os costumes e as tradições das pessoas, e mais do que isso, a sua identidade, preservando o património cultural material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos e população local.

A autarquia de Proença-a-Nova conta que, no âmbito deste projeto irão ser desenvolvidos workshops de pintura, ilustração, entre outras vertentes artísticas junto da população sénior do concelho.

No primeiro dia (25 de setembro) irá decorrer na Associação Social, Cultural e Recreativa dos Amigos do Galisteu; no dia seguinte na Associação do Pergulho e Murteir; e no último na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Moitas. A participação para estas atividades é livre e para participar basta aparecer a partir das 10h.

A ideia principal do projeto é desenvolver estas atividades artísticas junto dos seniores e população local com o objetivo de promover comportamentos relacionados com o bem-estar e a aprendizagem contínua, incidindo sobretudo, na dimensão referente à saúde mental, que por meio de oficinas de artes proporcionem o estímulo das capacidades cognitivas. A principal premissa é a promoção do conceito do envelhecimento criativo, ou seja, a criatividade apresenta-se como um novo paradigma para o envelhecimento, que articula o potencial das pessoas mais velhas e as diferentes formas de arte.