Pedro Torres integrou comitiva europeia numa missão ao Japão para fortalecer parcerias industriais

Pedro Torres integrou comitiva europeia numa missão ao Japão para fortalecer parcerias industriais

Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco, integrou uma comitiva europeia numa missão ao Japão, como parte do projeto europeu ADMANTEX 2i. A delegação, composta por entidades de Portugal, Espanha, França e Itália, embarcou numa jornada de exploração e colaboração com foco nos sectores da indústria têxtil e das tecnologias de produção.

O Politécnico de Castelo Branco dá conta que as atividades tiveram início com uma reunião estratégica na Japan Chemical Fibers Association, seguida por uma visita à JAXA: Japan Aerospace Exploration Agency. Uma série de ações paralelas enriqueceram a experiência, incluindo visitas e reuniões na fábrica de robôs manipuladores da Kawasaki, na CKD Corporation, especializada em sistemas pneumáticos e máquinas industriais para a área farmacêutica, na DENSO e na Mitsubishi Electric. As fábricas visitadas destacam-se pelo uso eficiente dos recursos, zero desperdício e digitalização de todos os processos de produção, alinhado com aquilo que na verdade é o conceito da Indústria 4.0. De destacar o compromisso com a sustentabilidade evidenciado na fábrica da DENSO, que além de ser uma fábrica altamente automatizada tem instalado uma estação de captura de CO2, usada para produzir energia verde que é consumida na própria fábrica.

Um dos pontos altos da missão foi a presença com um stand na Smart Manufacturing Summit, com o objetivo de reforçar as colaborações empresariais entre o mercado japonês e europeu, especialmente no que diz respeito à indústria têxtil e das tecnologias de produção.

A jornada incluiu uma visita ao Museu da Toyota, que ofereceu insights valiosos sobre a trajetória da marca desde suas raízes na indústria têxtil até sua evolução para o setor automóvel. A delegação explorou os desenvolvimentos pioneiros da marca automóvel, como o sistema Just In Time e os sistemas Kanban, que se tornaram padrões globais na indústria e são eficazmente utilizados em todas as fábricas visitadas.

Com atividades que se desenrolaram em Tóquio, Kobe, Nagoya e Quioto, a semana intensa foi marcada por novas parcerias, descobertas de novas realidades e pelo fortalecimento da posição do IPCB nas atividades de transferência de conhecimento e tecnologia, especialmente nas áreas de digitalização da indústria.

Esta missão exemplifica o compromisso contínuo do IPCB em impulsionar a inovação e a colaboração internacional para o avanço da indústria e da digitalização de todos os processos que lhe estão inerentes.