A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa – elegeu os novos Órgãos Sociais para o quadriénio 2025/29, e deu a conhecer contas relativas ao ano de 2024, que foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária, que decorreu nas instalações da associação.
Ao ato eleitoral apenas concorreu uma lista a sufrágio cuja direção é encabeçada por Pedro Crisóstomo que sucede a Sérgio Bento no comando da associação. A ACICB refere que, o eleito presidente começou por agradecer a confiança depositada na sua lista que se assume de “continuidade perante o trabalho desenvolvido pelos presidentes que o antecederam no cargo, Sérgio Bento, Adelino Minhós e Alfredo da Silva Correia”. Pedro Crisóstomo afirmou que “é com enorme sentido de responsabilidade e com sentido de privilégio que todos nós tentaremos acompanhar aquilo que tem sido o rumo desta Associação que tem 114 anos e tem sido tão bem liderada. É uma Associação prestigiada, é uma Associação reconhecida e valorizada por todos nós, uma Associação que tem um papel muito relevante quer pela formação ministrada pela ETEPA, quer no apoio aos empresários e é, por isso, um orgulho”.
Os resultados do ato eleitoral foram apresentados ao início da noite, em Assembleia Geral Ordinária, onde também foram apresentadas as contas relativas ao ano transato o qual encerrou o ano passado com um saldo positivo superior a três mil e cem euros, valor este que irá transitar para o fundo associativo da ACICB após aprovação unânime pela assembleia.
Acompanhado pelos órgãos sociais da ACICB, Sérgio Bento, ainda presidente da direção, deu a conhecer a todos os presentes o relatório de atividades levadas a cabo por esta associação no decorrer do ano de 2024. Na sua intervenção, o dirigente destacou a passagem da ACICB por todos os concelhos da sua área de abrangência “para apresentação do projeto ACELERAR2030, o qual tem tido muita adesão por parte dos empresários da nossa região uma vez que nos permite auxilia-los a alavancar ou a impulsionar a sua presença online de forma totalmente gratuita”.
Outra das iniciativas realizadas em 2024, foi o reforço da ligação entre a Associação e a Câmara de Oleiros “no âmbito da realização de sorteios mensais, uma iniciativa chamada Oleiros Abraça o Comércio Local”.
Na exposição das atividades, Sérgio Bento evidenciou ainda a atuação da ETEPA, propriedade da ACICB, e a mudança na Direção Pedagógica que teve lugar na última transição de ano letivo, enaltecendo o “legado deixado por João Ruivo que muito nos orgulha e que abre portas à continuação de um excelente trabalho por Patrícia Nunes que o sucedeu no cargo”.
O terceiro ponto da ordem de trabalhos debruçou-se sobre a apresentação do plano de atividades e respetivo orçamento para o período de 2025. Neste ponto, além de fazer referência às principais atividades que a ACICB se propõe a realizar neste ano, Sérgio Bento destacou “o Roteiro Empresarial com destino ao Japão e que já tem um elevado número de empresários inscritos”. Tanto o plano de atividades como o orçamento para 2025 foram aprovados por unanimidade.
O quarto ponto da ordem de trabalhos incidiu na deliberação sobre os valores das joias e quotas. Após dois anos sucessivos de aumento no valor das quotas mensais foi aprovada por unanimidade a manutenção dos valores atualmente praticados.