Padre António de Andrade evocado num novo livro e em concerto pela Banda da Armada

Padre António de Andrade evocado num novo livro e em concerto pela Banda da Armada

O Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, foi o local escolhido para celebrar os 400 anos da descoberta do Tibete pelo oleirense Padre António de Andrade.

“De Oleiros ao Tibete” é o mais recente livro sobre a expedição do Padre António Andrade, que o levou a descobrir o Tibete. O autor é José Manuel Maia, docente, com percurso militar e licenciado em História, que iniciou o seu percurso escolar no concelho de Oleiros.

Durante a apresentação, a autarquia conta que o autor confessou que nunca tinha estudado a percurso do Padre António de Andrade, mas que “À medida que fui investigando os documentos que ele nos deixou, fui ficando cada mais surpreendido. O progresso e o futuro da comunidade oleirense podem inspirar-se no exemplo de homens como António Andrade”, referiu. Por fim, José Manuel Maia defendeu que a vida do padre e explorador português fosse estudada nas escolas.

Depois da apresentação do livro, atuou a Banda da Armada para cerca de 500 pessoas no Multiusos das Devesas Altas. Sob a batuta do Segundo-Tenente Samuel Filipe, os músicos que constituem a banda fizeram levantar por diversas vezes o público nos aplausos, colocando a plateia ao rubro quando surpreenderam ao interpretar a marcha, “Oleiros Terra Altaneira”. A despedida fez- se ao som da Marcha dos Marinheiros.