Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova vai financiar 12 projetos

Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova vai financiar 12 projetos

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo 2023 de Idanha-a-Nova, que durante o ano de 2024 vai financiar a realização de um conjunto de projetos no concelho.

De entre 46 propostas apresentadas, foram validados 27 projetos e selecionados os 12 mais votados, o que, para a autarquia idanhense “revela que se manteve uma grande adesão da população nesta segunda edição do Orçamento Participativo”.

O anúncio dos vencedores decorreu recentemente, na Sala de Sessões da Câmara Municipal, organizadora desta iniciativa de democracia participativa e de cidadania ativa.

Os projetos incidem em várias áreas de intervenção, nomeadamente nos domínios do desporto, saneamento e higiene urbana, espaços públicos e espaços verdes, educação e juventude, trânsito e mobilidade, infraestruturas viárias, reabilitação e requalificação urbana.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, afirma que “o espírito do Orçamento Participativo é desafiar as pessoas a participarem de forma ativa no desenvolvimento do concelho, dando-lhes a oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para a comunidade, que naturalmente se enquadrem nas competências da autarquia para que possam ser executados”.

O Orçamento Participativo 2022, neste momento, tem uma taxa de execução de mais de 90%, prevendo-se que fique totalmente concluído nos próximos tempos.

Os projetos vencedores do Orçamento Participativo 2023, que tem uma dotação de 170 mil euros inscrita no Orçamento Municipal.