Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco já tem vencedores

Orçamento Participativo

Já são conhecidos os vencedores da edição de 2024/25 do Orçamento Participativo da Junta e Freguesia de Castelo Branco.

A Associação de Cicloturismo de Castelo Branco, com Cicloturismo IN; e a ADA – Associação Desportiva Albicastrense -, com Andebol 4Kids, receberam mais votos pelo júri e vão assim, cada projeto vai receber 5.000€ para que sejam implementados no próximo ano.

Os vencedores são revelados pela Freguesia de Castelo Branco em nota, onde é referido que esta edição do Orçamento Participativo foi designado de “Integrar as Diferenças”, dirigido especificamente a grupos de cidadãos, associações ou instituições comunitárias. O programa propunha-se a apoiar dois projetos de integração comunitária de pessoas com limitações e capacidades específicas e especiais.

Depois de aprovados em reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia (11 de novembro), os dois projetos vencedores, devem começar a ser implementados pelos proponentes entre o último trimestre de 2024 e o 1º trimestre de 2025 com acompanhamento e supervisão do executivo da Freguesia de Castelo Branco.

Sobre os projetos vencedores:

» Associação de Cicloturismo de Castelo Branco — Cicloturismo IN:

Pretende permitir que pessoas com limitações congénitas ou adquiridas (especialmente pessoas com deficiência visual) possam participar da atividade de cicloturismo com o apoio de um guia, através da utilização de 5 bicicletas tandem, numa conjunção com as escolas da freguesia de Castelo Branco e associações especializadas nestas áreas, nomeadamente a ACAPO que será parceira privilegiada.

» ADA (Associação Desportiva Albicastrense) – Andebol 4Kids:

Propõe-se propiciar a prática da modalidade de andebol a pessoas com deficiência, no sentido de promover a inclusão e a igualdade no desporto, gerando, assim, oportunidades para que todos possam participar e competir, independentemente das suas limitações físicas ou outras. O Projeto será implementado por monitores/treinadores/técnicos com competências específicas na área de integração de pessoas com deficiência.

Além da Federação Portuguesa de Andebol, serão parceiros neste projeto as escolas e estruturas associativas da freguesia de Castelo Branco, nomeadamente a Associação de Apoio à Criança e o Centro Artístico Albicastrense.