A Liga dos Bombeiros Portugueses escolheu Oleiros como palco do Conselho Nacional, num encontro que decorreu no Multiusos das Devesas Altas, reunindo representantes de corporações de bombeiros de todo o país.
A escolha de Oleiros para acolher este importante fórum nacional é “sinal de reconhecimento pelo papel ativo e pelo compromisso do Município e das suas forças locais de Proteção Civil”, diz a autarquia local.
Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara de Oleiros sublinhou a honra que representa para o concelho acolher este evento de dimensão nacional, enaltecendo ainda o trabalho “abnegado” dos bombeiros. Paulo Urbano afirmou ainda que estarão “sempre ao lado destes homens e mulheres” e que vão continuar “empenhados em garantir melhores condições, mais meios e mais dignidade, porque apoiar os bombeiros é proteger vidas, é cuidar do presente e preparar o futuro”.
Paulino Mendes, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, reiterou o apoio às reivindicações em curso da Liga.
Por sua vez, Luís Antunes, Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Castelo Branco e também Comandante da Corporação de Oleiros, agradeceu a distinção dada ao concelho, salientando a importância de levar o debate sobre temas estruturantes para fora dos grandes centros urbanos, “num tempo particularmente exigente para os bombeiros portugueses”.