No âmbito do processo de candidatura da Estação Náutica de Oleiros, o Município oleirense, enquanto entidade coordenadora, procedeu à assinatura do protocolo para a Rede de Parceiros.
A cerimónia decorreu em Álvaro, onde os vários parceiros formalizaram o seu envolvimento com um projeto que representa um elevado potencial para a diversificação da oferta turística, a redução da sazonalidade e a captação de novos segmentos, para além de valorizar os recursos náuticos, acrescentar valor ao produto gerado e gerar riqueza e emprego no território, refere a autarquia local.
Na ocasião é referido que o presidente da Câmara Municipal explicou que “a candidatura a Estação Náutica de Portugal irá contribuir para reforçar a afirmação de Oleiros como destino de turismo náutico, associado às práticas desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico na restante oferta do território”.
Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também os territórios do interior têm condições para integrar a rede. O Município usufrui de condições amplamente atrativas através do Rio Zêzere, das ribeiras, albufeiras ou atividades aquáticas para integrar esta rede.
Miguel Marques reforçou o objetivo de querer afirma o concelho “como destino turístico associado às práticas desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico na restante oferta do território, salvaguardando, por outro lado, os princípios do desenvolvimento sustentável”.
A Estação Náutica de Portugal, que congrega as 38 Estações Náuticas existentes no país, é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos existentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e visitantes.
Por sua vez, Inês Martins, coordenadora executiva da Estação Náutica de Oleiros, destacou que este projeto “vem reforçar a aposta na especialização na área do Turismo, o que levará ao reconhecimento do concelho enquanto destino diferenciado e fornecedor de recursos de qualidade, a nível nacional e internacional”.
A candidatura a Estação Náutica tem como entidade certificadora a Fórum Oceano.