Oleiros acolhe entre os dias 9 e 10 de novembro, o colóquio Internacional “Um Oleirense no Teto do Mundo”, no âmbito das comemorações dos 400 anos do Descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade.
O evento, promovido pelo Município de Oleiros, terá lugar no edifício Multiusos das Devesas Altas e conta com a moderação de Joaquim Magalhães de Castro, autor de uma série documental de quatro episódios que traduz a aventura de milhares de quilómetros do padre jesuíta, nascido em Oleiros.
A autarquia conta que no dia 9 de novembro, pelas 9h30, arranca o evento, com a sessão de abertura, que terá como oradores convidados Marco Serote Roos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa); Maria de Deus Beites Manso (Universidade de Évora); António Trigueiros, SJ (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa); Maria João Pereira Coutinho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Pedro Teixeira da Mota (Investigador Independente/Orientalista); António Graça de Abreu (Universidade de Aveiro); e Stefan Halikowsky Smith (KU Leuven, Bélgica).
A jornada culmina com um serão cultural (pelas 21h30) e prolonga-se para o dia seguinte, com uma visita ao território e aos locais relacionados com a figura histórica oleirense.
A participação no colóquio é gratuita e sujeita a inscrição prévia, até 31 de outubro, por e-mail (eventos@cm-oleiros.pt) ou por telefone (272 107 339).