Obras para a Academia de Futebol já arrancaram

Obras para a Academia de Futebol já arrancaram
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

As obras de construção para a Academia de Futebol da Associação de Futebol de Castelo Branco já tiveram o seu arranque há cerca de 15 dias. Esta infraestrutura vai ficar junto da Pista de Atletismo e, além do relvado natural, vai contar com bancadas e um Pavilhão. Atletismo e Futebol vão estar de braços unidos.

De recordar que esta Academia surge no âmbito de um protocolo assinado entre a Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Castelo Branco e Câmara de Castelo Branco, em junho de 2023.

Os trabalhos começaram pela alteração do relvado e terá um período de execução de cerca de cinco meses. Depois, e sem data prevista de arranque, será a vez da construção da bancada e do Pavilhão, com um período de realização mais longo, superior a um ano, como foi referido pelos presidentes das três instituições envolvidas, numa visita ao espaço.

O presidente da Associação de Futebol referiu que investimento total da obra é “bastante avultado”, sendo que da parte desta associação, através da Federação Portuguesa de Futebol, contribui com mais de 600 mil euros. Manuel Candeias destacou a importância desta infraestrutura para o distrito, afirmando que “vai, seguramente, invejar a maior parte das Associações”.

O presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco acrescentou que a Academia de Futebol irá ser “palco de eventos nacionais de muita importância”.

Quanto à partilha deste espaço com o Atletismo, Manuel Candeias afirmou que não haverá qualquer problema e que há bom entendimento com a Associação de Atletismo e que vai dignificar o trabalho das duas associações.

Já o presidente da Associação de Atletismo confessou que, no início, estava “um pouco cético”, mas, ao falar com as pessoas responsáveis, percebeu que “o Atletismo não ia ficar para trás”. João Coelho disse que as duas modalidades terão as suas provas, cada uma no seu espaço, não interferindo.

O presidente da Associação de Atletismo acrescentou que também têm um protocolo semelhante na Covilhã e nunca houve problemas. João Coelho acredita que em Castelo Branco também não será diferente.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Castelo Branco destacou a relevância desta infraestrutura para o concelho e até para o distrito. Leopoldo Rodrigues esclareceu que devido ao protocolo assinado com a Federação Portuguesa de Futebol será criado um segundo relvado natural na cidade, permitindo “uma abrangência muito grande e a possibilidade de fazer competições de Atletismo”.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, disse que acredita que este espaço irá servir o Futebol e o Atletismo e que “todas as melhorias que estão a ser feitas, valorizam o espaço e as condições, oferecendo outra capacidade para as Associações elevarem a prática do Desporto”.

Obras para a Academia de Futebol já arrancaram 2
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

Ricardo Pires Coelho