Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse

Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse

A Casa de Artes de Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebeu a cerimónia de tomada de posse dos eleitos à Assembleia Municipal e à Câmara de Vila Velha de Ródão nas autárquicas de 12 de outubro. António Carmona, eleito presidente da Câmara Municipal pelo PS, assumiu o compromisso com “um mandato de continuidade, que assegure o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas e a coesão social”.

Depois de 16 anos na presidência da Assembleia de Municipal de Vila Velha de Ródão, a autarquia frisa que António Carmona mostrou-se satisfeito pelo “expressivo voto de confiança” que representou o resultado obtido pelo PS nas autárquicas e assegurou que o mesmo “redobra a exigência sobre nós, e nos confere uma maior responsabilidade perante todos os Rodanenses”, comprometendo-se a trabalhar com todos, independentemente da orientação política, credo ou nacionalidade.

O novo presidente da Câmara Municipal assegurou que “a democracia constrói-se com todos, os que ganham e os que perdem eleições. Os primeiros assumem os cargos com responsabilidades perante os eleitores, os segundos, fiscalizam e contribuem para o debate, fortalecendo o sistema democrático. Quando exercidos com urbanidade e espírito construtivo, ambos são essenciais para o desenvolvimento do concelho”.

Assumindo que os resultados alcançados representam uma motivação extra para o exercício do mandato, António Carmona recordou que se apresentou com uma “candidatura de continuidade” e assumiu o compromisso de “continuar o desenvolvimento das políticas integradas que sustentaram o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas, bem como a coesão social de todo o nosso território”.

De entre as prioridades para o quadriénio 2025/29, o autarca destacou a importância da “qualificação e o aprofundamento de uma autarquia cada vez mais moderna, capaz de exercer mais competências, com base nos quadros de excelência de que dispõe”; o reforço da presença no terreno, ao nível das freguesias e da interação com os munícipes; ou ainda a fixação de pessoas e a aposta na habitação, já que sem “que sem habitação não haverá fixação de pessoas, sem pessoas não haverá investimento e sem investimento não haverá desenvolvimento”.

O investimento na educação vai continuar a ser também uma aposta para o novo executivo, que considera que este será “aquele que trará um maior retorno para o nosso concelho, na medida em que possibilitará a formação gerações competentes e preparadas para os crescentes desafios do futuro”. Outra das prioridades será o reforço da atenção à população sénior, seja através da colaboração com a Academia Sénior, do reforço dos apoios na área social ou da colaboração com as IPSS’s que trabalham nesta área, de forma a “diminuir a pressão sobre os utentes e as suas famílias” e “promover um envelhecimento ativo e o mais saudável possível”.

Já Maria do Carmo Sequeira, antiga presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, foi a escolhida para presidir à Assembleia Municipal na primeira reunião de funcionamento deste órgão, que se seguiu à tomada de posse dos eleitos.

Além do novo presidente da Câmara Municipal, tomaram ainda posse neste momento solene os vereadores Ana Luísa Correia (PS), Vítor Carmona (PPD/PSD), Ricardo Morgado (PS) e Ana Carepo (PS), assim como dez membros da Assembleia Municipal eleitos pelo PS e quatro membros eleitos pelo PPD/PSD.

Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse