Novos Graduados no Judo no Distrito de Castelo Branco

Novos Graduados no Judo no Distrito de Castelo Branco

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco realizou no dojo do Atlético Clube Fundanense no Fundão, os Exames de Graduação para 1º Dan (Shodan, o primeiro nível de cinturão negro), e 2º Dan (Nidan, segundo nível de cinturão negro).

Os Exames Distritais de Graduação contaram com a participação de judocas de vários clubes do distrito que se propuseram à prova prática e teórica do seu conhecimento nesta modalidade.

Em nota, a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco conta que Michael Martins, do Atlético Clube Fundanense, foi o único candidato para 2º Dan; enquanto Maria Inês Bernardino, Beatriz Grecu, Martim Louro, Eduardo Sousa, da Escola de Judo Ana Hormigo; e Alexiane Muller, Bruno Lopes e Jaime Almeida, do Projeto Ippon Judo Clube da Covilhã; foram os candidatos a 1º Dan.

Todos os judocas ficaram aptos perante a Comissão Distrital de Graduações composta por Sérgio Carvalho (5º Dan), Nuno Rosa (3º Dan), João Batista (3º Dan) e José Farias (2º Dan). 

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco diz que os novos graduados evidenciaram “alto nível técnico e demonstraram dedicação para atingir esta nova etapa”. Este momento de graduação no judo representa “um marco significativo na carreira de cada um, simbolizando uma nova jornada de aprendizagem, maior maturidade técnica, maior experiência prática e uma compreensão mais profunda do judo, não só como modalidade desportiva, mas essencialmente como filosofia de vida”.