As Atividades Culturais inseridas na Componente de Apoio à Família – Interrupção Letiva de verão 2023 da EB1 de Idanha-a-Nova são um projeto educativo que visa dar a conhecer, sensibilizar e expor as crianças a realidades culturais diversas, alimentar a curiosidade, divulgar ferramentas para aceder a diferentes artes e culturas, dar uma perspetiva histórica da arte e da cultura, mostrar que há várias formas de educação e que os museus são uma delas.
Nesse sentido, a autarquia idanhense refere que a iniciativa criou um Museu Efémero, um espaço onde mostra que é possível chegar quando a criatividade e o conhecimento dão as mãos. Num trabalho coletivo, cada criança escolheu a cor preferida e desenhou alguma coisa de que gosta ou com que se identifica, no espaço da folha que quiseram.
Na abertura deste espaço, Idalina Costa, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, enalteceu o mérito do Museu Efémero, que está situado nas instalações do pavilhão da EB1 de Idanha-a-Nova e permite aumentar os conhecimentos e capacitar as crianças para terem uma leitura mais simbiótica do mundo que nos rodeia.
Através desta iniciativa, as crianças visitaram ainda museus diferentes, fazendo atividades relacionadas com esse museu ao som da música, e percebendo que a curiosidade abre portas que nunca se voltarão a fechar.