Município de Oleiros mantém tarifário e medidas sociais na água em 2024

Miguel Marques

O tarifário de consumo de água no Município de Oleiros não vai sofrer alterações, contrariamente à indicação por parte da ERSAR – Entidade Reguladora de Águas e Resíduos.

Segundo explica o presidente da Câmara Municipal, “conseguimos reter uma subida no custo de consumo de água da rede pública. Teremos, contudo, que cumprir a atualização das restantes taxas por determinação da ERSAR, que se vai refletir num valor mínimo de um euro no valor total da fatura”.

Miguel Marques recorda que “Oleiros tem dos preços mais baixos da água da rede pública, facto que é comprovado no Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, promovido pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas. A ERSAR tem pressionado Oleiros a subir o preço da água, mas temos resistido, assumindo esse custo para não o incutir à população”.

Para 2024, o Município oleirense vai ainda manter a redução, bem como a isenção, do valor de fatura da água a quem se encontre em situação de carência económica e a famílias numerosas recenseadas no concelho.

Os interessados devem manifestar interesse em usufruir da “tarifa social” ou da “tarifa famílias numerosas” por via de requerimento e documentação para respetiva análise, nos serviços competentes do Município de Oleiros, no início de cada ano civil.

O autarca acrescenta que “o tarifário social da água é mantido em 2024, porque consideramos que se trata de uma medida de apoio social importante, que visa assegurar o acesso ao serviço de água a todas as famílias, independentemente da sua situação económica, contribuindo para a equidade de oportunidades e melhoria da qualidade de vida das famílias carenciadas”.