Município de Castelo Branco reforça meios de combate a incêndio

Município de Castelo Branco reforça meios de combate a incêndio

O Município de Castelo Branco, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, reforçou os meios de combate a incêndios rurais no concelho. Para tal, foram contratualizadas duas máquinas de rasto que se juntam aos restantes meios de combate dos vários agentes de proteção civil. 

Estes equipamentos iniciaram a sua operação no passado dia 15 de junho e vão manter-se até ao dia 30 de setembro, estando posicionadas em locais estratégicos, nomeadamente em São Vicente da Beira e Castelo Branco.

A autarquia explica que estas máquinas de rasto têm a capacidade de aceder a terrenos de difícil acesso, o que é fundamental para combater os incêndios que assolam o concelho.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, destaca a importância deste investimento na prevenção e combate a incêndios rurais, sublinhando o compromisso da autarquia em garantir a segurança e proteção da população e do património natural do concelho.

Ainda no âmbito da prevenção e combate a incêndios, a Câmara Municipal está também a dar o seu contributo ao disponibilizar o Aeródromo Municipal de Castelo Branco e a sua Base de Apoio Logístico para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na operacionalização de cinco meios aéreos de combate a incêndios rurais, sendo eles, 2 aviões anfíbios pesados Canadair CL-215, 2 aviões anfíbios médios Air Tractor 802F Fire Boss e 1 helicóptero bombardeiro ligeiro Eurocopter AS350 Ecureuil.

Para a autarquia albicastrense, esta colaboração é fundamental para garantir uma resposta eficaz e rápida no combate aos incêndios, especialmente durante a época de maior risco de incêndios rurais.