O Município de Castelo Branco foi distinguido pela DECO como um dos “Municípios Amigos dos Consumidores”, na categoria Mobilidade 2023, destacando-se nos 35 projetos submetidos a apreciação por 15 municípios diferentes.
O prémio reconhece a inovação e o impacto social da “MOBICAB – Serviço de Transporte Flexível” como um projeto que se diferencia pela sua abordagem inovadora e adaptada à realidade territorial do concelho de Castelo Branco promovendo a mobilidade sustentável e proporcionando uma maior autonomia aos cidadãos, dá conta a autarquia.
O Município albicastrense ao criar o serviço de transporte flexível conta que está a investir na mobilidade coletiva, no combate o isolamento social e geográfico em territórios de baixa densidade da região. De recordar que este sistema permite que os residentes em zona de menor densidade populacional do concelho de Castelo Branco se desloquem de forma mais independente, assegurando, deste modo, o acesso ao Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros e, consequentemente, a serviços de interesse geral promovendo-se a coesão territorial do concelho.
Na entrega dos prémios, Hélder Henriques, vice-presidente da autarquia com o pelouro da mobilidade, destacou a importância do projeto afirmando que “o transporte flexível é uma mais-valia para o território e para as comunidades que o habitam. Este é um projeto que, além de melhorar o sistema de transporte público, assume uma importante dimensão social e de inclusão junto dos Munícipes albicastrenses”.
O Município de Castelo Branco mostra-se orgulhoso de ser reconhecido pela DECO e reafirma o seu compromisso em continuar a inovar e a promover soluções sustentáveis que beneficiem todos os seus cidadãos.