A aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, recebeu mais de 10 mil pessoas durante no último fim-de-semana, 4 e 5 de maio. O número é avançado pela autarquia idanhense, em nota, onde refere que os visitantes chegaram de todo o país, mas também muitos turistas estrangeiros, para viverem uma aventura medieval e cinematográfica no Castelo de Monsanto, que contemplou os eventos “A sentinela da Casa do Dragão” no sábado, 4 de maio, e a “Festa da Divina Santa Cruz”, no domingo.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova diz que “o Castelo de Monsanto foi a temática central num evento que combinou recriações alusivas ao universo da Guerra dos Tronos, por Monsanto ter sido escolhido para a série de sucesso “House of the Dragon”, com a recriação dos usos, costumes e tradições da aldeia mais portuguesa de Portugal, como a subida ao Castelo para lançamento do pote”.
Armindo Jacinto mostra-se satisfeito com a presença de milhares de pessoas ao longo de dois dias, que puderam envolver-se nas várias atividades. Cortejos, mercado e tabernas, arruadas, ceia medieval, torneio de armas e a cavalo, teatro de fogo, danças e o tradicional lançamento do pote a partir do Castelo foram alguns dos momentos de animação.
Neste contexto, o autarca idanhense apelou ao investimento em produções cinematográficas internacionais em Portugal, salientando o sucesso das gravações da série e o potencial do território nacional, em especial lugares tão especiais como Monsanto, para a filmagens de filmes e séries.
O Castelo de Monsanto, com um balanço muito positivo, foi uma iniciativa integrada na programação Idanha-a-1000, organizada pela Filarmónica Idanhense, em parceria com a Município de Idanha-a-Nova e a União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha. Teve ainda o apoio do Turismo de Portugal.