“Mil e uma noites”, uma viagem pelo tempo

“Mil e uma noites”, uma viagem pelo tempo

No recomeço do seu projeto de recriações históricas, a Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, promoveu em pleno seio da zona histórica de Castelo Branco, as “Mil e uma Noites”.

Do programa constou uma ceia islâmica e um espetáculo de música, dança do ventre e fogo, o que permitiu aos participantes viajar na magia das mil e uma noites através dos sons, cheiros, paladares e costumes islâmicos, quer na ceia, quer no espetáculo, conta a organização.

Além da tagine de frango e couscous, destacam-se as sobremesas confecionadas pelo Chef Cristiano Louro, basbousa e shebakia, de origem egípcia e marroquina, respetivamente.

Já no espetáculo e durante a ceia participaram os grupos ligados à Outrem (Flamma Luna e Espadas de Santa Maria do Castelo), e os Troto Saltarelo, na música; a atriz Geni Cardona; e na dança do ventre, Marta Machado.

Na encenação foi abordado a entrada dos árabes na península ibérica, em 711, e as influências deixadas nos locais, onde se tinham fixado. A Outrem assume a vertente pedagógica como crucial na recriação histórica.

“As mil e uma noites” foram apoiadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Castelo Branco.