A EB de S. Tiago, em Castelo Branco, recebeu uma equipa da Leroy Merlin de Castelo Branco que doou generosamente o seu tempo e trabalho, em regime de voluntariado para a construção de um Jardim Vertical que, em breve, irá embelezar e tonar mais sustentável o espaço escolar.
O diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Luís Santos, foi o principal responsável por tornar este projeto uma realidade. O coordenador de estabelecimento, Manuel Carlos Nunes, foi um dos grandes dinamizadores da ideia de transformar o espaço numa zona verde, desejo que acalentava há já algum tempo.
Em nota é referido que as turmas ST1/4, ST2A e ST2B, orientadas pelas professoras Íris Pais, Cláudia Correia e Ana Paula Candeias, participaram ativamente na iniciativa, colaborando com os profissionais da empresa francesa na preparação do espaço. Os alunos do 2º ano envolveram-se também na construção de hotéis de insetos, uma ação que visa aumentar a biodiversidade local e sensibilizar para a importância da preservação ambiental — trabalho que têm vindo a desenvolver desde o ano letivo anterior, em estreita colaboração com o CERAS.
Este projeto conjunto entre alunos, professores, direção e profissionais da Leroy Merlin “evidencia o valor da cooperação entre a escola e a comunidade, promovendo o espírito de cidadania, solidariedade e responsabilidade ecológica”.
Graças a este gesto solidário, “o espaço escolar tornar-se-á mais atrativo, natural e acolhedor”, frisa o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.