Dois anos depois da sua última viagem, o Comboio Vintage do Tejo retomou os passeios turísticos e chegou a Castelo Branco, num percurso que contou com mais de 300 pessoas, que partiram de Santa Apolónia, Lisboa.
Quem embarcou nesta experiência, teve a oportunidade de assistir a uma recriação histórica da viagem do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia e desfrutar de um percurso diferente do habitual, como é explicado em nota. Os passageiros foram recebidos com a atuação da Associação Squalius – Rancho Folclórico de Escalos de Cima, na estação de comboios de Castelo Branco.
Esta ação esteve também integrada na iniciativa “Artes & Ofícios ao Centro”, que está integrada no projeto “Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal”, o qual inclui os municípios de Caldas da Rainha, Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Leiria e Óbidos e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, que promove todos os sábados, até 28 de dezembro, um conjunto de oficinas criativas, com vários artesãos de renome, no Campo Mártires da Pátria, em Castelo Branco.
No arranque esta ação decorreu a Oficina de Urban Sketching, em que vários ilustradores e participantes fizeram algumas ilustrações de paisagem, a partir do Parque do Barrocal, e também tiveram a oportunidade de desenhar a chegada do Comboio Vintage do Tejo e do próprio grupo musical que se encontrava no local.
A Oficina de Cerâmica, dinamizada pelo ceramista Pedro Rafael Gomes, será a próxima oficina, no sábado, dia 7h, às 10h, no Campo Mártires da Pátria, em Castelo Branco.
Todas as oficinas são gratuitas, mas os lugares são limitados, devendo ser feita uma inscrição prévia através da internet.