Um novo grupo de 12 cidadãos de Idanha-a-Nova foi operado este mês de junho às cataratas, sem quaisquer encargos, no âmbito de um programa que já contemplou mais de 100 residentes deste concelho.
O programa de acesso a cirurgias às cataratas é uma parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Fundação Álvaro Carvalho.
O objetivo, explica a autarquia, é aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que através desta intervenção melhoram a visão e podem ter uma vida mais ativa, mais autónoma e mais feliz.
A Câmara de Idanha-a-Nova comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer encargos com as cirurgias.
Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas (e na realização das consultas e cirurgias), tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.
A autarquia conta que os beneficiários têm-se mostrado muito reconhecidos por verem resolvidos os problemas de visão, pelo que a ação irá continuar a ser desenvolvida no âmbito das medidas e apoios municipais na área da saúde.