“Lugares de Diferença” é o mote do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco

“Lugares de Diferença” é o mote do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

A Junta de Freguesia de Castelo Branco está a levar a cabo mais uma edição do Orçamento Participativo, designado por “Lugares de Diferença”.

Este ano é pretendido que sejam apresentados projetos diferenciadores direcionados para o bem-estar de pessoas com limitações determinadoras de capacidades específicas e especiais.

As candidaturas podem ser entregues até 31 de julho, e, obrigatoriamente, constituídos por um mínimo de três elementos, como foi referido em conferência de imprensa.

José Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, explicou que os projetos devem enquadrar-se de duas formas: Escolar, direcionado para alunos do 4º ano do 1º Ciclo e 6º ano do 2º Ciclo; ou Comunitário, direcionado para grupos de cidadãos, associações ou instituições comunitárias.

Na vertente escolar, a ideia é que os alunos apresentem projetos para espaços lúdicos inclusivos e integradores.

Já a vertente Comunitária do Orçamento Participativo de 2024 da Junta de Freguesia de Castelo Branco pretende que haja projetos de integração comunitária de pessoas com limitações e capacidades específicas e especiais.

Este ano, o Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco está direcionado para “Lugares de Diferença”, referiu o seu presidente, José Dias Pires.

Para a escolha dos dois projetos a financiar, através de votação, na Assembleia de Freguesia, serão selecionados, por um júri, quatro projetos, dois em cada categoria. O vencedor de cada grupo irá receber 5.000€ para a implementação do projeto.

Assim, após o período de entrega da candidatura (31 de julho), será feira a análise e seleção das propostas (1 a 15 de setembro). A apresentação, defesa e votação das propostas selecionadas vai acontecer em Assembleia de Freguesia Extraordinária, a decorrer na segunda quinzena de setembro.