Judocas da Escola de Judo Ana Hormigo conquistaram seis medalhas no Open da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual de Judo Adpatado, em Guimarães, onde decorreu também o 1º Estágio da Seleção Nacional Judown.
O estágio teve como objetivo pré-selecionar os atletas de Síndrome Down para o Campeonato da Europa JUDOWN 2025, que terá lugar em Lindesberg, Suécia, em julho. Os campeões nacionais de Síndrome Down do clube de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar integraram o lote de convocados que vão poder representar Portugal.
Já no Open de Judo Adaptado, contou com a participação de seis atletas da Escola de Judo Ana Hormigo: Maria Fernandes, Rafaela Louro, Cláudia Gaspar, Afonso Serrasqueiro, Diogo Côrte e João Gil. À exceção do judoca Afonso Serrasqueiro, todos os outros pertencem ao protocolo da Escola de Judo com a APPACDM de Castelo Branco.
O clube de Castelo Branco conta que os judocas demonstraram um excelente desempenho, conquistando um total de seis medalhas, sendo três de ouro e três de prata.
Diogo Côrte (-73kg, Síndrome de Down), Maria Fernandes (-70kg, Deficiência Intelectual) e Rafaela Louro (+70kg, Deficiência Intelectual) venceram as suas categorias, subindo ao pódio no 1º lugar. Já Afonso Serrasqueiro (-55kg, Síndrome de Down), Cláudia Gaspar (-57kg, Síndrome de Down) e João Gil (-73kg, Deficiência Intelectual) subiram ao pódio em 2º lugar.
Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Sofia Côrte e Filipe Cruz.