Judocas com Síndrome de Down vestidos de prata em Pádua

Judocas com Síndrome de Down vestidos de prata em Pádua

Dois judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, em parceria com a APPACDM de Castelo Branco, sagraram-se vice-campeões nos Campeonatos Europeus da SUDS2023 (Sports Union for Down Síndrome), em Pádua, Itália.

A competição contou com 8 modalidades e no judo participaram atletas de Itália, Polónia, Turquia, Suécia, Croácia e Portugal. A delegação portuguesa foi constituída por 75 elementos, dos quais 47 atletas em 6 modalidades.

Em nota, o clube albicastrense refere que, no judo participaram 8 judocas, entre os quais dois albicastrenses, Cláudia Gaspar e Diogo Côrte que se sagraram vice-campeões no individual nas suas categorias de peso, Cláudia Gaspar na categoria -57 kg T21 (Trissomia 21) e Diogo Côrte na categoria -73kg M (Mosaicismo).

De acrescentar que na competição de equipas mistas (-57F, -66M, -70F, -81M, +81M), Portugal sagrou-se vice-campeã da Europa.

Desta forma, os judocas albicastrenses trouxeram para a cidade de Castelo Branco mais 3 títulos europeus, duas medalhas nos campeonatos individuais e uma medalha por equipas mistas.

A treinadora Sofia Côrte, da Escola de Judo Ana Hormigo, integrou também a delegação portuguesa, a qual enalteceu todo o trabalho destes judocas que demonstraram muita atitude em cada combate.

O próximo grande objetivo serão os Trissome Games que estão agendados para março de 2024, em Antalya, na Turquia.