O jogo “Constituição”, criado no âmbito do Projeto Civitas, financiado pelo Active Citizens Fund através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto, contou com a consultoria científica da ESE – Escola Superior de Educação -, de Castelo Branco, e o acompanhamento da Assembleia da República.
O jogo transmite de forma divertida a importância deste referencial comum a todos nós e onde se inscrevem direitos e liberdades fundamentais, tendo sido apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó. Contou ainda com a participação de representantes da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento e de professores e alunos dos agrupamentos de escolas da Cova da Beira envolvidos no projeto CIVITAS.
O Politécnico de Castelo Branco explica que, destinado a crianças a partir dos 8 anos, o “Constituição” tem como principais objetivos reforçar a literacia democrática, educar para a participação cívica e celebrar os valores da Constituição da República Portuguesa. Pensado pela Associação Beira Serra e pela Triciclo Editora, com a ajuda de mais de 150 crianças, a diversão com esta viagem por casas de avanço e recuo está garantida. Ao longo do jogo, as casas especiais têm também muito para ensinar a todos os participantes: o direito à educação, à cultura e à saúde, a liberdade de imprensa, a defesa do ambiente, as eleições livres, a organização do poder político, o direito de reunião e de manifestação… No fim, depois de responder a perguntas, fazer mímicas e coligações, quem conquistar mais cravos sai vencedor.