O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – foi palco de um evento que reuniu mais de uma centena de participantes no auditório da Escola Superior de Educação. Organizado no âmbito do projeto INOV3P, um consórcio para a criação de um Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, o Encontro de Inovação Pedagógica teve como tema central a Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no ensino superior.
Ana Vaz Ferreira, vice-presidente do IPCB, destacou “a relevância de projetos como este para o futuro da educação e a capacitação dos docentes face às rápidas transformações tecnológicas do ensino”.
A presença de especialistas, docentes e investigadores nacionais e internacionais, enriqueceu o encontro e proporcionou a partilha de boas práticas e metodologias inovadoras sobre o uso da inteligência artificial na sala de aula, as metodologias ativas de ensino e a integração das tecnologias no processo de aprendizagem.
O Politécnico de Castelo Branco refere que a adesão ao encontro é o reflexo do crescente interesse pela inovação pedagógica e pelo impacto da inteligência artificial na educação, trazendo discussões sobre as competências digitais para o ensino superior e as novas práticas pedagógicas que estão a transformar as metodologias de ensino.